TeleSapiens

TeleSapiens

TeleSapiens

TeleSapiens

TeleSapiens
Como avaliar os alunos em disciplinas EAD de maneira eficiente? - Telesapiens
mar 30
Como avaliar os alunos em disciplinas EAD de maneira eficiente?

Como avaliar os alunos em disciplinas EAD de maneira eficiente?

Para atestar a efetividade das metodologias adotadas pelos professores e mensurar a evolução dos alunos, é preciso estabelecer mecanismos de avaliação quantitativos e qualitativos. No ensino a distância isso não muda, todavia, existem algumas particularidades.

Não deve ser levado em consideração apenas o conteúdo assimilado, mas também outras competências, como compromisso, assiduidade, linguagem e capacidade dialética, ou seja, a competência de raciocinar, debater e persuadir.

Mas como avaliar os alunos em disciplinas EAD de maneira eficiente? Descubra abaixo!

 

Apenas aplicar provas não basta

Basicamente, avaliar, no contexto educacional, significa utilizar métodos e ferramentas para mensurar o conhecimento dos estudantes de determinado curso, verificando o grau de conformidade com os objetivos traçados no plano de ensino.

As provas são os meios mais tradicionais e usados para avaliar os alunos, porém, com o desenvolvimento da tecnologia e de metodologias inovadoras, faz mais sentido pensar em formas mais amplas de avaliar o desempenho de um aluno, evitando focar apenas em sua aprovação ou reprovação.

 

O EAD na avaliação

O método de ensino a distância utiliza plataformas e ferramentas capazes de avaliar diferentes habilidades e competências dos alunos, o que proporciona uma forma mais individualizada e personalizada de avaliação.

Com correções automáticas, por exemplo, os alunos evitam o risco de serem prejudicados por questões subjetivas e os professores ganham tempo para fazer o que realmente importa: ensinar.

No lugar das provas periódicas e dos longos trabalhos focados em um conteúdo denso, a metodologia EAD facilita a realização de avaliações contínuas, que fornecem feedbacks pontuais sobre o desempenho do estudante, bem como sobre qual o próximo passo na sua trajetória de ensino.

 

Avaliação eficiente

Nas avaliações EAD, os professores classificam menos e orientam mais. Existem alguns aspectos importantes de se ter em mente antes de criar esse tipo de avaliação:

  • Foco em diagnosticar: a avaliação não deve servir apenas para medir se o aluno foi bem ou não, o principal objetivo é diagnosticar onde e o que aconteceu de certo ou de errado no processo de aprendizagem;

 

  • Diálogo e reflexão: será que uma avaliação que cobra datas exatas de acontecimentos históricos, por exemplo, é realmente útil? Uma boa avaliação evita o famoso “decoreba” e propicia aos alunos um espaço para expor suas ideias, baseadas nos conhecimentos aprendidos, e suas opiniões, gerando reflexão sobre os temas estudados;

 

  • Recursos tecnológicos: a principal diferença do EAD para o ensino presencial é a possibilidade de utilizar diversas ferramentas para o ensino ser ainda mais plural, por isso, é fundamental usar a maior quantidade possível de recursos tecnológicos ofertados pela plataforma;

 

  • Interdisciplinaridade: incluir nas avaliações o estudo de habilidades como a escrita, o raciocínio lógico e a construção de argumentos junto aos conteúdos dados faz toda a diferença, dessa forma, os alunos conseguem exercer o conhecimento adquirido como uma forma de cidadania.

 

Quer saber mais sobre avaliações EAD? Entre em contato conosco e venha revolucionar a sua instituição de ensino!

 

Sobre o Autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.