TeleSapiens

TeleSapiens

TeleSapiens

TeleSapiens

TeleSapiens
Gamificação do estudo: o que é e como usar na sua escola - Telesapiens
Blog
mar 30
gamificaçao do estudo

Gamificação do estudo: o que é e como usar na sua escola

A gamificação do estudo defende o aprendizado por meio de jogos lúdicos e com o uso da tecnologia dentro e fora da sala de aula. Apesar de ainda ser um conceito relativamente novo para muitas escolas brasileiras, a gamificação pode trazer diversos benefícios para o aluno e para a instituição.

O principal objetivo da gamificação do estudo é aumentar o interesse do aluno pelo conteúdo que está sendo transmitido. Ela permite que o estudante participe ativamente do aprendizado enquanto se diverte com metas e desafios a serem cumpridos dentro do jogo. Além disso, os jogos também ajudam a reter o conteúdo passado em sala de aula de maneira mais eficiente, já que demandam concentração e memória por parte do jogador.

Os jogos podem ser elaborados de acordo com o resultado esperado pelo aluno: em uma aula de inglês, por exemplo, a gamificação pode entrar para ajudar a reter o vocabulário e incentivar a leitura ou a escuta da língua estrangeira.

O importante é que a gamificação tenha desafios que promovam a observação, elaboração de estratégias e tomada de decisão, pontos que estão presentes também nos jogos de videogame “normais”, sem fundo pedagógico, e que atraem a atenção de crianças, jovens e até adultos.

Outro ponto a favor da gamificação é o sistema de feedback e recompensa. O aluno se sente motivado a passar de fase, concluir missões e acumular pontos e, inconscientemente, se aprofundar no conteúdo que está sendo transmitido. A autonomia também é reforçada com esse comportamento, já que, ao jogar sozinho, o estudante depende somente de seus conhecimentos prévios e determinação.

 

Como usar a gamificação na sua escola

 Antes de implementar o uso de jogos educacionais na sua escola, é preciso entender os perfis dos alunos e traçar o objetivo que deve ser alcançado por meio da gamificação. É importante lembrar que os games devem ser usados como apoio ao conteúdo previamente transmitido pelo professor, e não como plataforma única de aprendizado.

Os jogos também podem ser usados como sistema de avaliação, tarefa de casa ou até para compor trabalhos em grupos. O importante é que o seu uso seja motivado pelo professor e pela instituição e não seja apenas visto como um jogo educacional, mas sim, como parte fundamental do ensino.

 

Gamificação: um dos serviços oferecidos pela TeleSapiens

A TeleSapiens disponibiliza, por padrão, um minigame educacional por disciplina a distância contratada, articulando transversalmente as principais competências desenvolvidas ao longo das unidades letivas.  Esses games variam em grau de complexidade e mecânica, tornando o aprender um ato estimulante e prazeroso.

Dependendo da sua necessidade, esses jogos educacionais podem retornar indicadores para a plataforma EAD de sua instituição, permitindo o processo de gamificação do estudo como um todo.

 

Transforme a gamificação em uma realidade para seus alunos. Entre em contato com nossos consultores.

 

 

Sobre o Autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.