TeleSapiens

TeleSapiens

TeleSapiens

TeleSapiens

TeleSapiens
Um Ponto de Vista sobre a Pandemia de Coronavírus - Telesapiens
Blog
mar 30
coronavirus

Um Ponto de Vista sobre a Pandemia de Coronavírus

Talvez o título deste artigo lhe deixe confuso, ou até um pouco revoltado com o que estou lhe dizendo, mas precisamos olhar para esta pandemia por todos os ângulos possíveis, para que possamos entendê-la em sua verdadeira dimensão e função social.

Fala-se em quase 10 mil mortes somente na Itália, em menos de dois meses. No Brasil, ainda estamos na casa das dezenas em menos de um mês. Será que o vírus está matando muita gente mesmo? Esses números lhe parecem significativos? Então vamos fazer umas continhas:

 

Previsão Fato
Com a pandemia, o trânsito das cidades deverá praticamente parar em poucos dias, o que poupará a vida de 3.600 pessoas por mês. Multiplicando este número por três meses de quarentena, o COVID-19 terá salvo cerca de 10.800 vidas. A cada uma hora, cinco pessoas morrem em acidentes de trânsito no Brasil, diz Conselho Federal de Medicina. (Portal G1, 2019)

 

Acesse aqui.

Somente o fato de as pessoas ficarem em casa irá poupar a vida de boa parte das 63.200 pessoas em todo o Brasil que se enquadram no perfil traçado pelo Ministério Público do Paraná, em pesquisa realizada no ano de 2017, quando houve a eclosão da violência urbana no Brasil, que se estende até os dias de hoje. O Brasil atingiu, pela primeira vez em sua história, o patamar de 31,6 homicídios por 100 mil habitantes. Perfil das vítimas: homem jovem, solteiro, negro, com até sete anos de estudo e que esteja na rua nos meses mais quentes do ano entre 18h e 22h. Este é o perfil dos indivíduos com mais probabilidade de morte violenta intencional no Brasil. Os homicídios respondem por 59,1% dos óbitos de homens entre 15 a 19 anos no país. (BRASIL – MPE/PR, 2019)

 

Acesse aqui.

Fontes: MPE/PR, 2019; G1, 2019.

 

Sem considerar outros fatores como o número de doenças que serão evitadas devido à compulsória política de profilaxia imposta pelo Ministério da Saúde, estima-se que mais de 50.000 pessoas deixarão de morrer por causa do COVID-19. Mas não pela prevenção contra a gripe pandêmica, mas por outros fatores que vêm matando pessoas de forma silenciosa, sem que percebamos.

Então? Qual o real significado desta pandemia? São perguntas como esta que deverão ficar a cargo de sua interpretação, porém, de uma coisa pode ter certeza: o coronavírus nos convida a um mergulho interior. Sozinho ou acompanhado de sua família, aproveite o tempo da quarentena para, além de cuidar da saúde corporal, cuidar de sua saúde mental e espiritual. Faça coisas que não faz há muito tempo, como ler um bom livro, tocar aquele violão empoeirado em seu armário, desenhar, pintar e, principalmente, rever seus valores e o sentido de sua vida.

Se você tem uma religião, aproveite para se reconectar com o Pai Maior através da prece. Se for agnóstico, reflita sobre o seu eu interior. Busque lá dentro os sons de suas mais profundas aclamações, que agora, em meio ao silêncio externo que se estabelece, finalmente podem ser escutadas.

É isso. Jamais seremos os mesmos depois desta experiência. Sejamos melhores então!

 

Muita paz!

David Stephen

Diretor Executivo da TeleSapiens

 

Sobre o Autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.