TeleSapiens

TeleSapiens

TeleSapiens

TeleSapiens

TeleSapiens
EAD: Esclareça todas as suas dúvidas sobre o ensino a distância - Telesapiens
abr 27
Se você está pensando em se matricular em um curso EAD, continue lendo este artigo e esclareça todas as suas dúvidas sobre o ensino a distância. 

EAD: Esclareça todas as suas dúvidas sobre o ensino a distância

A modalidade de ensino a distância conquista cada vez mais alunos no Brasil. Porém, ainda existem muitas dúvidas sobre esse método de ensino, principalmente quando se fala em validade do diploma e avaliações.

Se você está pensando em se matricular em um curso EAD, continue lendo este artigo e esclareça todas as suas dúvidas sobre o ensino a distância.

 

Como funciona o diploma de EAD?

O diploma de um curso a distância tem a mesma validade de um diploma de curso presencial. Ele é emitido pela Instituição de Ensino após a conclusão dos estudos, e não informa que o curso foi realizado na modalidade EAD.

Para ser reconhecido em território nacional, é necessário que a instituição de ensino seja reconhecida pelo MEC. Isso também vale para os cursos presenciais.

 

EAD tem prova? E presença?

Sim, todos os cursos a distância têm prova, afinal, é preciso comprovar que o aluno está estudando para emitir o certificado de conclusão. O MEC exige que as instituições descrevam como será o processo de avaliação do aluno, e pela lei, todo curso a distância precisa de uma prova final presencial para conclusão do curso.

Durante o curso, as avaliações podem ser em diferentes formatos, assim como na modalidade presencial: trabalhos individuais, em grupos, seminários, provas etc.

A presença é uma das principais dúvidas sobre o ensino a distância. Como a instituição pode ter certeza de que o aluno está estudando? Mas isso não passa de uma falsa impressão. Cada instituição de ensino tem um método próprio para controlar a frequência do aluno, seja por meio do login ou acesso às atividades do portal. Assim, é possível saber se o aluno acessou o material, quanto tempo precisou para ler e se realizou as atividades no prazo determinado.

 

Existe professor na EAD?

Engana-se quem pensa que no EAD o aluno precisa se virar para estudar e aprender sozinho o tempo todo. No ambiente virtual, é possível ter contato com professores e tutores para tirar dúvidas sobre a matéria, além de fóruns com colegas de curso. Quando o curso exige estágio ou aulas em laboratório, essas atividades são realizadas presencialmente.

 

É possível fazer a transferência de um curso presencial para EAD ou vice e versa?

Em ambas as direções, a transferência é possível, e cada instituição de ensino conta com as próprias regras para tal ação.

Também é possível validar matérias já realizadas, em um curso EAD ou presencial, caso o aluno ingresse em outra graduação da mesma área.

 

O curso EAD é mais fácil que o presencial?

A principal diferença entre o curso a distância e presencial é como o aluno estuda. Os conteúdos e a grade curricular devem ser os mesmos, inclusive em relação às atividades presenciais e avaliações.

Na EAD, o aluno precisa ter disciplina e comprometimento para criar uma rotina de estudos sozinho, já que não existe um horário fixo de aula.

 

Você tem mais dúvidas sobre o ensino a distância? Confira nosso blog

Sobre o Autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.