TeleSapiens

TeleSapiens

TeleSapiens

TeleSapiens

TeleSapiens
EAD na inclusão de alunos com necessidades especiais - Telesapiens
maio 25
EAD na inclusão de alunos com necessidades especiais

EAD na inclusão de alunos com necessidades especiais

A educação a distância surgiu como uma maneira de tornar a educação superior mais acessível àqueles que não conseguiam frequentar um curso presencial por diferentes motivos: falta de recursos financeiros, questões de deslocamento ou até por algum tipo de necessidade especial.

No caso de estudantes com necessidades especiais, o acesso a universidades e faculdades no Brasil ainda é baixo. Os últimos dados do Censo da Educação Superior de 2016 mostram que apenas 0,45% do total de matrículas de universidades públicas são de alunos com algum tipo de deficiência. Na rede privada, o número é ainda menor, 0,35%. Além da baixa taxa de ingressos, a evasão também é alta: cerca de 27%.

Para os estudantes com deficiências motoras, auditivas e até visuais, a EAD apresenta diversas vantagens que possibilitam a inclusão na educação superior.

 

Confira como a EAD pode beneficiar alunos com necessidades especiais:

 

Sem necessidade de locomoção

Para os alunos com deficiências motoras, a possibilidade de estudar em casa torna a ideia mais acessível. Infelizmente, muitas instituições de ensino ainda não têm uma infraestrutura capaz de absorver estudantes com necessidades especiais. A falta de rampas e elevadores torna a locomoção mais difícil, muitas vezes impossibilitando o aluno de frequentar aulas presenciais.

Materiais em diferentes formatos

Enquanto em uma sala de aula tradicional a maioria do conteúdo é transmitida pela fala do professor, na EAD o aluno tem acesso a diferentes formatos: e-books, slides, vídeos, podcasts, entre outros. A maior oferta de formatos amplia a inclusão, adaptando-se a diferentes necessidades especiais, como auditivas e visuais, por exemplo.

Interação online

Mesmo que o aluno esteja estudando sozinho de casa, a EAD ainda promove uma interação com colegas e professores. Por meio de chats, fóruns e atividades em grupo, o aluno encontra diversas maneiras de interagir no ambiente virtual, respeitando suas limitações.

Auxílio da tecnologia

No computador, é possível fazer uso de diversos aplicativos e softwares que facilitam o uso e a compreensão dos materiais online. Para alunos com deficiências visuais, por exemplo, já é possível usar comandos que leem tudo o que está escrito em uma página, possibilitando um aproveitamento completo de todos os formatos disponíveis.

Sua IES pode fazer a diferença. Conheça nossas opções de cursos a distância e solicite um orçamento.  Fale com a gente! 41 4042-1446. Se preferir, envie um e-mail para atendimento@telesapiens.com.br

Sobre o Autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.