TeleSapiens

TeleSapiens

TeleSapiens

TeleSapiens

TeleSapiens
O que são metodologias ativas e qual a importância no modelo EAD? - Telesapiens
maio 25
metodologia ativa

O que são metodologias ativas e qual a importância no modelo EAD?

O conceito de metodologia ativa pode ser englobado em diferentes práticas educacionais e trazer inúmeros benefícios tanto para os alunos quanto para professores e instituições de ensino. Basicamente, o objetivo dessa metodologia é colocar o aluno no centro do aprendizado por meio de atividades participativas e não somente expositivas, como acontece nas aulas tradicionais.

A metodologia ativa propõe uma maior participação do estudante nas atividades e na sua jornada educativa, fazendo com que ele adquira maior responsabilidade sobre o estudo e se envolva na construção do próprio aprendizado. É o oposto de uma palestra, por exemplo, na qual o estudante apenas escuta outra pessoa falando e não tem a oportunidade de exercitar o conhecimento que está sendo transmitido.

“Nesse conceito, o professor age como um parceiro de aprendizado, e não como uma figura isolada que está ali apenas para expor fatos e informações. Ao propor atividades dentro da metodologia ativa, o professor participa ativamente do desenvolvimento do aluno, atuando como um mentor cujo principal objetivo é direcionar o aluno pela melhor estratégia”, explica o diretor executivo da TeleSapiens, David Stephen, que complementa: “além de proporcionar maior autoconhecimento por parte do estudante, a metodologia ativa ainda abre espaço para a metacognição, processo pelo qual o aluno aprende a identificar quais métodos de estudo funcionam melhor para si”.

Qual a importância da metodologia ativa na EAD?

Olhando o conceito apenas na teoria, pode parecer que a metodologia ativa é mais facilmente aplicada em aulas presenciais. Porém, na EAD, essas atividades são tão importantes quanto. Afinal, o aluno já constrói, diariamente, o próprio processo de aprendizagem com o auxílio do professor.

Em atividades colaborativas, como é no caso de projetos em grupo e discussões no fórum, já existe uma maior participação do aluno. Nelas, o professor abre caminho para uma aprendizagem mais dinâmica, sem interferência direta, o que proporciona aos estudantes maior autonomia e responsabilidade.

Desenvolver a independência e autossuficiência nos estudantes é um dos principais objetivos da metodologia ativa e, ao mesmo tempo, são características essenciais para o estudo a distância. Na EAD, cabe ao professor promover uma maior integração entre os alunos a fim de propor atividades participativas centradas no desenvolvimento do estudante.

Metodologia ativa nos conteúdos da TeleSapiens

A TeleSapiens aplica as melhores práticas das metodologias ativas nas produções pedagógicas. Um dos mais importantes recursos didáticos fornecidos em nosso escopo padrão é o desafio colaborativo. Com temas para reflexão, um enunciado provocante e convidativo é proposto para o aluno interagir com seu grupo de estudo.

Desse modo, o aluno pode interagir com seus colegas, com a moderação do professor, discutindo temas relacionados ao conteúdo que ainda será estudado ao longo da unidade letiva subsequente.

Isto é o que chamamos de sala de aula invertida, uma das muitas atividades que incorporam a metodologia ativa. Nela, o aluno é provocado a mergulhar, sozinho ou em grupo, no universo a ser estudado, para somente depois iniciar seus estudos no ambiente virtual.

Peça um orçamento ou converse com um de nossos consultores: 41 4042-1446. Se preferir, envie um e-mail para atendimento@telesapiens.com.br

Sobre o Autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.