TeleSapiens

TeleSapiens

TeleSapiens

TeleSapiens

TeleSapiens
Podcasts para EAD: motivos para utilizar esse recurso - Telesapiens
maio 25
podcasts para ead

Podcasts para EAD: motivos para utilizar esse recurso

A TeleSapiens apresenta uma novidade em seu portfólio de materiais para cursos na modalidade a distância: a produção de podcasts para EAD. Mais uma opção para você inovar e enriquecer a aula dos seus alunos com diferentes abordagens e formatos de conteúdo.

O que é um podcast?

O podcast pode ser comparado a um programa de rádio que trata sobre um assunto específico, mas com a diferença de que é gravado, editado e disponibilizado em plataformas online. Ele pode ser ouvido a qualquer hora por meio de um aparelho com acesso à internet, seja um celular, tablet ou notebook.

Por que utilizar o podcasts na EAD?

Para o diretor executivo da TeleSapiens, David Stephen, o principal benefício do podcast é a mobilidade em relação a outros formatos de conteúdo. “Com o dia cada vez mais corrido, o aluno encontra no podcast uma opção a mais para estudar. É conteúdo de qualidade acessível para ele e, para a instituição de ensino, uma grande inovação”, explica.

O podcast pode servir para complementar uma unidade de aprendizado de diversas maneiras: debates, entrevistas e narração em formato storytelling deixam o conteúdo mais atrativo para quem escuta. Consequentemente, engaja o aluno no estudo. O tom de conversa e a espontaneidade do programa também contribuem para uma boa aceitação por parte dos estudantes.

Além disso, o podcast já é um formato conhecido e bem aceito pelo público. Uma pesquisa realizada pelo Ibope em 2019, apontou que 40% dos brasileiros das classes A, B e C já tinham ouvido um podcast. A Deezer, plataforma de streaming, também traz dados relevantes: 25% dos usuários brasileiros consomem, pelo menos, uma hora de conteúdo em podcast por dia. Desses ouvintes, 47% tem entre 24 e 35 anos de idade.

A pesquisa do Ibope ainda aponta que os ouvintes de podcasts relacionam o conteúdo com um momento de aprendizado e lazer. Os programas são vistos como uma maneira de “passar o tempo” durante a realização de atividades corriqueiras e nem sempre tão prazerosas, como em trajetos no trânsito, por exemplo. A maioria dos entrevistados, 75%, usa o celular como a principal maneira de ouvir os podcasts, comprovando a facilidade de mobilidade desse recurso.

A produção de podcasts para EAD da TeleSapiens

Em 2020, os podcasts educacionais passaram a integrar o portfólio da TeleSapiens. Com duração entre 40 minutos e 1h30min, os programas são pautados e gravados pelo professor conteudista da unidade de aprendizagem em questão.

A inclusão dos podcasts na entrega de materiais para EAD foi pensada para aproximar o aluno do professor, resgatando o conceito de “professor autor”. Além disso, a mobilidade do produto também é um dos grandes atrativos, expandido as oportunidades de estudo para o aluno.

 

Sua IES também pode disponibilizar podcasts educacionais para cursos a distância. Converse com nossa equipe e solicite um orçamento! Conquiste este diferencial!

Sobre o Autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.