TeleSapiens

TeleSapiens

TeleSapiens

TeleSapiens

TeleSapiens
MEC autoriza os primeiros 207 cursos técnicos em instituições de ensino superior - Telesapiens
nov 24

MEC autoriza os primeiros 207 cursos técnicos em instituições de ensino superior

Agora é realidade. Os primeiros 207 cursos técnicos oferecidos por instituições de ensino superior acabaram de ser publicados no Diário Oficial da União. Esta é a segunda vez que o MEC autoriza cursos técnicos em instituições dessa natureza. A primeira vez foi em 2014, ainda no Governo Dilma, quando foi lançado o Pronatec – Programa Nacional de Ensino Técnico. Desta vez o nome e o formato do programa é outro: Programa Novos Caminhos.

Ao todo, serão 61.570 vagas, que deverão ser ofertadas pelas IES no prazo de até 12 meses. Essas autorizações têm validade de 3 anos, renováveis. Mais de 200 especialistas foram envolvidos nesse trabalho da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Cerca de 800 pedidos foram indeferidos.

Diferentemente do Pronatec, que pagava a bolsa de estudos dos alunos desses cursos técnicos, o programa Novos Caminhos não custeia essas vagas, ficando o investimento e as despesas por conta da instituição de ensino, que poderá ofertar esses cursos nas modalidades presencial ou a distância, dependendo da modalidade de ensino para a qual ela foi credenciada nas graduações equivalentes.

Conheça a legislação sobre o credenciamento e autorização de cursos técnicos por parte de instituições de ensino superior acessando o site do MEC. Procure pela portaria nº 1.718, de 8 de outubro de 2019 e seus desdobramentos. Você também pode assistir ao programa Conversa.EDU da TV TeleSapiens no Youtube, no Instagram e no Facebook, que foi ao ar no dia 19 de novembro de 2020. Se tiver alguma dúvida, entre em contato com a TeleSapiens. Nossos consultores educacionais e assessores pedagógicos estão prontos para mostrar o caminho das pedras para a sua IES ofertar cursos técnicos em 2021.

http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=146951-perguntas-frequentes-ipes-1-ed&category_slug=2020&Itemid=30192

 

 

 

Sobre o Autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.