Produção EaD

O QUE ENTREGAMOS?

A TeleSapiens é uma EdTech especializada em produção e fornecimento de conteúdos EAD. Desenvolvemos conteúdos para disciplinas de graduação, pós-graduação, cursos técnicos e profissionalizantes.

Conheça a lista de recursos didáticos que podemos desenvolver para seus cursos ou disciplinas:

  • E-books (PDF, HTML e EPUB) +Info
  • Podcasts (MP3)
  • Audiobooks (Plugin de acessibilidade)
  • Videoaulas (Legendadas) +Info
  • Motion graphics
  • Whiteboards
  • Simuladores 2D
  • Simuladores 3D
  • Games educacionais +Info
  • Objetos de aprendizagem em realidade aumentada
  • Objetos de aprendizagem em realidade virtual
  • Mapas conceituais +Info
  • Slides de apresentação em PPT/PDF +Info
  • Pacote Scorm/HTML5 +Info
  • Desafios colaborativos para fóruns de discussão (Sala de aula invertida) +Info
  • Atividades contextualizadas +Info
  • Banco de questões (padrão ENADE) +Info
  • Banco de questões (padrão ENEM)

Métrica Padrão

Por padrão, cada componente curricular (curso de aperfeiçoamento/extensão ou disciplina) é dimensionado para uma carga horária de 80 horas, dividido em quatro unidades letivas de 20 horas, perfazendo um total de 16 competências (ou unidades de aprendizagem), sendo quatro por unidade letiva. A métrica da produção TeleSapiens é a seguinte:

RECURSO DIDÁTICO
POR DISCIPLINA
POR UNIDADE LETIVA
POR COMPETÊNCIA
SAIBA MAIS
E-books
160 páginas
40 páginas
10 páginas
Vídeos (até 5 minutos)
17 vídeos
4 vídeos
1 vídeos
Slides em PPT/PDF
160 slides
40 slides
10 slides
Games educacionais
1 jogo
Mapas conceituais
4 JPG
1 JPG
Desafios colaborativos para fóruns de discussão
4
1
Atividades contextualizadas
4
1
Banco de questões (padrão ENADE)
80 questões
20 questões
10 questões
Trilha de aprendizagem (pacote Scorm/HTML5)
4
1

COMO ENTREGAMOS?

A TeleSapiens é capaz de produzir qualquer tipo de recurso didático ou objeto de aprendizagem, com iconografia e projeto gráfico sob medida para a sua instituição de ensino ou universidade corporativa. Contratando a produção EAD da TeleSapiens, você recebe todos os componentes curriculares e respectivos recursos didáticos em arquivos abertos e editáveis.

RECURSO DIDÁTICO
FORMATO DE ARQUIVO
SAIBA MAIS
E-books
PDF Web incorporado nas trilhas de aprendizagem (Pacote Scorm/HTML5), PDF Web solto, PDF para impressão, INDD (Arquivo Adobe InDesign) e DOCX (Word)
Vídeos (até 5 minutos)
MP4 com arquivos SRC (legendas)
Slides
PPTX, PDF e JPG incorporados nas trilhas de aprendizagem (Pacote Scorm/HTML5) e em arquivos soltos
Games educacionais
HTML5 responsivo incorporado nas trilhas de aprendizagem (Pacote Scorm), fornecido em pasta compactada (ZIP)
Mapas conceituais
JPG ou PNG incorporado nas trilhas de aprendizagem (Pacote Scorm/HTML5) e em arquivos soltos
Desafios colaborativos para fóruns de discussão
DOCX (Word) com enunciados e rubricas de correção
Atividades contextualizadas
DOCX (Word) com enunciados e rubricas de correção
Bancos de questões (padrão Enade)
DOCX (Word) com enunciados, gabaritos de correção, comentários sobre a questão e graus de dificuldade
Trilhas de aprendizagem
Pacotes Scorm/HTML5 responsivos, com links para todos os recursos didáticos interativos

Conheça alguns exemplos desses recursos didáticos presentes em nossas entregas padrão:

E-BOOKS

O e-book, ou livro didático digital, é considerado o recurso-âncora do conteúdo como um todo. Ele é o mais completo em termos de densidade de conhecimento a ser transmitido ao aluno.  Para cada componente curricular, o e-book é fornecido em volume único para impressão (em PDF), assim como na versão fragmentada por unidade letiva, nos formatos de PDF para web (postscript datafile) e, opcionalmente, em e-Pub (e-book file – padrão Amazon Kindle). Em qualquer caso, o e-book é entregue desprotegido, podendo ser aberto por qualquer leitor compatível com estes formatos. Os e-books produzidos pela TeleSapiens passam por um rigoroso processo editorial, que vai desde a autoria por parte de professores e profissionais gabaritados, com as devidas formações e titulações acadêmicas, até a finalização, passando por revisões técnica, linguísticas e de plágio.

Que tal conhecer um de nossos e-books?

Vídeos

Para a TeleSapiens, as videoaulas são recursos didáticos complementares, que cumprem o papel de gerar proximidade entre o aluno e o conteúdo, além de norteá-lo em sua trilha de aprendizagem. Estudos recentes apontam que vídeos longos (acima de cinco minutos) não conseguem manter a curva de atenção dos estudantes por muito tempo. Por isto, os vídeos produzidos pela TeleSapiens são curtos e objetivos, com duração média de três a cinco minutos. Para assegurar a compreensão, ludicidade e qualidade das videoaulas, a TeleSapiens se utiliza de apresentadores, atores ou locutores profissionais, que gravam textos previamente roteirizados e revisados pela equipe de design educacional. Esses vídeos são gravados em estúdio, utilizando cenários temáticos, com quatro planos possíveis:

Plano aberto com foco no apresentador

Corte para slide ou imagem em tela cheia

Plano aberto no apresentador e slide ou imagem de fundo

Plano fechado no apresentador

Os vídeos são entregues em MP4, com vinheta de abertura e créditos ao seu término, além dos arquivos SCR com todas as legendas em língua portuguesa (ou em outro idioma, quando for o caso). A TeleSapiens entrega, por padrão, 17 vídeos por componente curricular de 80 horas, sendo 16 videoaulas de conteúdo propriamente dito, sendo quatro por unidade letiva (um por competência ou unidade de aprendizagem) e um vídeo de apresentação do componente curricular como um todo, com a apresentação do autor do e-book e das diretrizes gerais para o aluno aprender a distância.

Que tal assistir a um exemplo de videoaula?

Slides

Entendemos que o futuro da educação é multimodal, ou seja, as modalidades de ensino presencial e a distância irão se fundir, cada vez mais, em um único modal híbrido, unindo o que há de melhor nas duas modalidades.  Pensando nisso, a TeleSapiens incluiu, em todas as suas produções editoriais, recursos didáticos que possam ser utilizados em ambas as modalidades de ensino, como é o caso dos slides de apresentação. Este recurso é bastante valorizado pelos professores, que podem reaproveitar os mesmos slides utilizados no ambiente virtual de aprendizagem para ministrar suas aulas presenciais, com total liberdade de edição desses arquivos.

Conheça um exemplo de slideshow produzido para uma unidade letiva:

Games Educacionais

A TeleSapiens inclui, em sua entrega padrão, um game educacional por componente curricular de 80 horas. Trata-se de um objeto de aprendizagem interativo, desenvolvido em HTML5. O estudante é convidado a participar de uma ação lúdica interativa, envolvendo os temas discorridos ao longo do componente curricular em tela. Podemos disponibilizar os seguintes tipos de objetos de aprendizagem interativos:

  • Quiz
  • Jogo da forca
  • Caça palavras
  • Mapa da mina
  • Come-come
  • Jogo da memória
  • Guerra nas estrelas
  • Palavra cruzada

A finalidade do game educacional é proporcionar ao aluno uma experiência sensorial diversificada. Assim como ocorre em todo e qualquer jogo, o objeto de aprendizagem interativo pode devolver um score para o aluno. A critério do cliente, esse score poderá ser exportado, por meio de webservice ou API, para a sua base de dados, servindo de retroalimentação para o processo avaliativo do aluno.

O objeto de aprendizagem interativo é desenvolvido em HTML5 responsivo, compatível com o padrão Scorm, o que assegura sua compatibilidade com a maior parte das plataformas de EAD disponíveis no mercado, como o Moodle, Canvas e a BlackBoard.  A TeleSapiens entrega o game educacional incorporado à trilha de aprendizagem (Pacote Scorm) na última unidade letiva do componente curricular, mas isto poderá ser modificado de acordo com o escopo de produção contratado.

Quer conhecer um de nossos games educacionais?

Mapas Conceituais

Mapas conceituais são estruturas gráficas cujo objetivo é organizar ideias e conceitos. Sua finalidade é a de colaborar com o processo cognitivo e de memorização do aluno.  Devido ao seu papel sintetizador e estruturador dos conceitos abordados ao longo de uma unidade letiva, os mapas conceituais aparecem normalmente ao final do Pacote Scorm, depois de todos os recursos interativos terem sido articulados pelo aluno. Os mapas conceituais são fornecidos, um para cada unidade letiva, em formato de imagem JPG/PNG, ilustrados de forma lúdica e visualmente impactante.

Que tal ver um exemplo de mapa conceitual produzido pela TeleSapiens?

Desafios Colaborativos

A TeleSapiens aplica as melhores práticas das metodologias ativas em suas produções pedagógicas. Por este motivo, um dos mais importantes recursos didáticos fornecidos em seu escopo padrão é o desafio colaborativo. Com temas para reflexão, um enunciado provocante e convidativo é escrito para o aluno interagir com seu grupo de estudo.  A TeleSapiens recomenda que esses desafios colaborativos sejam postados como fórum de discussões e debates, um recurso bastante comum em todos os ambientes virtuais de aprendizagem (AVA/LMS).

Desse modo, o aluno poderá interagir com seus colegas, com a moderação de seu tutor, discutindo temas relacionados ao conteúdo que ainda será estudado ao longo da unidade letiva subsequente. Isto é o que chamamos de sala de aula invertida, ou seja, primeiramente o aluno é provocado a mergulhar, sozinho ou em grupo, no universo a ser estudado, para somente depois iniciar seus estudos na “sala de aula”.

A TeleSapiens entrega um desafio colaborativo por unidade letiva, em arquivo Word aberto (DOC/DOCX), contendo enunciado e rubricas de correção para facilitar o trabalho avaliativo do seu tutor. As rubricas de correção indicam de que forma é esperada uma resposta do aluno ao tema sugerido no fórum, além de alguns requisitos e orientações para o tutor formador avaliar a atividade do aluno.

Quer saber como é um desafio colaborativo?

Atividades Contextualizadas

Para uma melhor fixação do conteúdo e consequente geração de competências e habilidades, a TeleSapiens disponibiliza, em seu escopo padrão de produção pedagógica, atividades contextualizadas para o aluno exercitar a aprendizagem de uma forma mais prática.  As atividades são entregues ao cliente no formato DOCX (Microsoft Word©), para facilitar sua postagem na plataforma educacional. Em seu texto, além do enunciado, são disponibilizadas rubricas de correção para permitir ao tutor emitir um juízo de valor sobre o desempenho de cada aluno. As rubricas de correção indicam de que forma é esperada uma resposta do aluno para aquela atividade, além de alguns requisitos e orientações para o tutor formador avaliar essa resposta.

Veja um exemplo de atividade contextualizada produzida para uma unidade letiva

Banco de Questões

Quer seja para fins avaliativos, ou para mera fixação de conhecimento, nada melhor que um banco de questões para consolidar o processo de aprendizagem. Mas, para a TeleSapiens, produzir um banco de questões vai além disto. Toda a preocupação do processo autoral foca na escrita de enunciados contextualizados, de modo que leve o aluno à reflexão antes de responder.

Estamos falando de questões utilizando a taxonomia de Bloom para tornar mais efetivo o processo avaliativo. Os bancos de questões da TeleSapiens se constituem em um acervo de questões de múltipla escolha, com enunciado, alternativas (“a/b/c/d/e”), gabarito-resposta e comentário do autor sobre a resolução de cada questão. Dependendo da finalidade do cliente, o banco de questões pode ser orientado aos padrões:

  • ENADE[1]: contendo questões com enunciados densos, abrangentes e transversais a mais de uma área de conhecimento, levando o aluno à reflexão antes de tentar solucionar a questão; ou
  • QUIZ[2]: Testes simples com enunciados enxutos e diretos.

O banco de questões é entregue ao cliente em formato DOCX (Microsoft Word©), de modo a facilitar o upload para sua plataforma educacional. São entregues, para cada componente curricular de 80 horas, um total de 80 questões, sendo 20 para cada unidade letiva (cinco por competência).

Conheça alguns exemplos de questões produzidas.

Peça um orçamento agora...

[1] ENADE = Exame Nacional de Desempenho Estudantil do Ensino Superior, aplicado pelo MEC aos concluintes das graduações em todo o país.

[2] QUIZ = Teste, em inglês.

Pacote Scorm

O Pacote Scorm é um programa HTML5 cujo objetivo é apresentar uma trilha de aprendizagem para o aluno estudar. Entre algumas das vantagens desse recurso, podemos destacar a possibilidade de o aluno estudar por fragmentos de seu ebook, navegando por meio de caixinhas interligadas, na mesma sequência hierárquica do sumário do ebook. Além disto, o aluno pode encontrar todos os recursos didáticos interativos disponibilizados, dentro de uma única página navegável de forma dialógica.

Acesse agora um exemplo de trilha de aprendizagem organizada por um Pacote Scorm em HTML, produzida para uma unidade letiva:

COMO FAZEMOS?

A TeleSapiens cumpre suas entregas dentro do prazo e com qualidade total graças a seu rigoroso e otimizado processo editorial, dentro das melhores práticas da ISO-9001, PCP e PMBOK. Conheça nosso fluxo de produção editorial de uma disciplina padrão de 80 horas:

EM QUANTO TEMPO FAZEMOS?

A TeleSapiens é capaz de produzir até 500 disciplinas de 80 horas em até 120 dias, dentro do escopo padrão de até dez recursos didáticos, a saber: e-books, audiobooks, videoaulas, podcasts, slides, mapas conceituais, games educacionais, banco de questões, desafios colaborativos e atividades contextualizadas, sendo os 7 primeiros empacotados dentro da  trilhas de aprendizagem (pacote Scorm/HTML5).

Conheça o nosso cronograma padrão de produção:

Atividade
Mês 1
Mês 2
Mês 3
Mês 4
Projetos pedagógico, gráfico e editorial + validação
Seleção e capacitação de autores
Processo autoral e revisional
Produção editorial
Entrega ao cliente + validação

NOTA 1: Esses prazos poderão sofrer alterações de acordo com eventuais mudanças de escopo demandadas pelo cliente, ou complexidade de alguns dos componentes curriculares.

NOTA 2: O prazo final máximo previsto para clientes que já possuam projetos pedagógico, gráfico e editorial validados, é de 90 dias.

PRODUZIR EM CASA OU COM A TELESAPIENS?

Normalmente, as instituições de ensino são enganadas por cálculos simplórios e ausência de dados acurados sobre quanto realmente custa produzir um curso ou disciplina. Para obter um resultado de qualidade no processo de produção de conteúdo para EAD, é necessário contar com profissionais qualificados para evitar evasão escolar, processos judiciais e outros dissabores vivenciados por quem oferta cursos a distância de qualquer jeito. Isto significa que, em sua equipe de produção, esses profissionais são imprescindíveis para assegurar um conteúdo didático dialógico, pragmático, livre de plágio, erros gramaticais e outras inconsistências. São eles:

  • Analistas de cotejo
  • Autores
  • Biblioteconomistas para catalogação das obras (ISBN)
  • Cinegrafistas
  • Desenvolvedores de games (games designers)
  • Designers de interface
  • Designers instrucionais (ou Designers educacionais)
  • Diagramadores
  • Diretores de cena
  • Editores multimídia
  • Gerente de produção (ou Analistas de PCP)
  • Gerentes de projeto editorial
  • Ilustradores
  • Revisores de ABNT
  • Revisores de Plágio
  • Revisores linguísticos (LP – Língua Portuguesa, ou idioma)
  • Revisores técnicos (ou pareceristas)
  • Roteiristas de game
  • Roteiristas de vídeo
  • Web designers

Você já calculou esses custos? Achou caro? Então reflita – o que é mais caro, produzir benfeito ou assumir uma evasão que pode ultrapassar o índice de 70%?

PRODUZIR COM OU SEM EXCLUSIVIDADE?

A TeleSapiens oferece dois modelos de produção e fornecimento de conteúdos sob medida: com ou sem exclusividade.

  • Produção exclusiva: Se você pretende produzir conteúdos EAD exclusivos com a garantia de que ninguém mais vai utilizá-los além de seus alunos, a TeleSapiens oferece uma modalidade de contrato para produção exclusiva, inclusive no que se refere à base autoral. Apesar de o investimento custar cerca de 50% mais caro, esta modalidade de produção é ideal para universidades corporativas e redes de ensino que pretendem franquear seus conteúdos para outras instituições e unidades franquEADas.
  • Produção não-exclusiva: na modalidade de produção de conteúdos EAD sem exclusividade, a TeleSapiens poderá reaproveitar a base autoral, os vídeos e demais objetos de aprendizagem e recursos didáticos para outros clientes, no entanto, o projeto gráfico continua sendo exclusivo para cada cliente, incluindo iconografia, capas de e-book, folhas de estilo, entre outros padrões visuais dos livros didáticos. Esta modalidade é ideal para instituições de ensino que preferem economizar um pouco na produção desses conteúdos, ou que pretendem ofertar esses conteúdos diretamente para seus alunos.

E então? Em que modalidade de produção você se encaixa? Fale com nossos consultores e avalie o custo-benefício de cada modelo.