Sistemas de Ensino EaD

SIEMT – SISTEMA DE ENSINO MÉDIO-TÉCNICO

O SiEMT é um sistema de ensino oferecido pela TeleSapiens para ajudar a sua escola técnica, colégio ou IES a oferecer seus cursos técnicos na modalidade de EAD, com vários serviços agregados. Esses serviços são alicerçados no seguinte tripé:

Oferta sincronizada: Aderindo ao SiEMT, as disciplinas dos seus cursos técnicos estarão sendo ofertadas aos seus alunos ao mesmo tempo em que todos os estudantes do Brasil também as estarão vivenciando. Isto permite que nosso serviço de assessoria pedagógica e comitê de especialistas estejam de prontidão para elucidar dúvidas de sua tutoria online e/ou presencial. Graças à oferta sincronizada, especialistas nos temas das disciplinas estarão ministrando webinars (conferências ao vivo via web) em períodos próximos às aplicações das provas presenciais. Estes webinars poderão ser transmitidos diretamente a seus alunos, ou aos seus tutores online.

Assessoria permanente: Nossa assessoria pedagógica promoverá a formação de sua equipe de tutoria online e presencial. As capacitações serão ministradas por webconference, diretamente para seus tutores, com reciclagens semestrais.

Tutoria online: você precisa disponibilizar pelo menos um profissional com formação na área de pedagogia ou licenciatura em qualquer área, para servir de ponte entre sua instituição e seu aluno a distância. A TeleSapiens capacita este profissional para exercer as atividades de tutoria online, que consistem em:

  • acompanhar as atividades dos alunos nos fóruns;
  • inserir os alunos nas turmas/disciplinas ofertadas pelo SiEMT;
  • esclarecer dúvidas gerais dos alunos sobre o ambiente virtual de aprendizagem (AVA/LMS);
  • atender demandas dos alunos, distribuindo-as entre as partes interessadas.

Tutoria presencial: você precisa dispor de pelo menos um profissional para exercer as atividades de tutoria presencial. Este profissional também pode exercer a tutoria online. As atividades de tutoria presencial consistem em:

  • aplicar as provas presenciais ao término da oferta de cada conjunto de disciplinas, que ocorrem de forma sincronizada em toda a rede de parceiros educacionais do SiEMT;
  • articular atividades práticas laboratoriais com os alunos, que devem ocorrer também de forma sincronizada com toda a rede de parceiros educacionais do SiEMT, quando for o caso.
  • Atualização anual dos conteúdos
  • A cada ano, o SiEMT disponibiliza novas versões de seus conteúdos didáticos, mantendo seu acervo atualizado acerca das mudanças que acontecem, sobretudo em áreas como Direito e Tecnologia da Informação.

O SiEMT é indicado para escolas técnicas, colégios e instituições de ensino superior (IES) interessados em atuar no mercado de educação profissional, um mercado potencial de mais de 100 milhões de pessoas em todo o Brasil. Sendo um parceiro educacional do SiEMT você estará contribuindo para a trabalhabilidade da população brasileira e para o progresso do país. Então, qual o seu perfil de parceiro educacional?

PARA IES

Você sabia que a nova legislação educacional permite que a sua faculdade ou centro universitário ofereça cursos técnicos de nível médio nas áreas de conhecimento de sua atuação acadêmica? Isso mesmo. Por exemplo, se você oferece bacharelado em administração, poderá oferecer mais de 10 opções de cursos técnicos na área profissional de gestão e negócios, sem ter que pedir autorização ao Conselho ou à Secretaria Estadual de Educação de seu estado.

Acesse, na íntegra, a PORTARIA Nº 1.718, DE 8 DE OUTUBRO DE 2019, que regulamenta a oferta de cursos técnicos por Instituições de ensino superior (IES) por correlação entre áreas acadêmicas e profissionais.

A TeleSapiens pode ajudar a sua IES a ofertar cursos técnicos a distância ou no modelo híbrido.

Agende agora mesmo uma videoconferência para conversamos sobre isto!

Quer ofertar cursos técnicos 100% EAD?

Para ofertar cursos técnicos 100% a distância, você deve fazer algumas escolhas:

  • Escolha cursos que não utilizem práticas laboratoriais, como os do eixo de educação, gestão e negócios e tecnologia da informação e comunicação.
  • Credencie a sua IES para oferta da modalidade de educação a distância (EAD), com pelo menos um curso de graduação nessa modalidade.

Agende agora mesmo uma videoconferência para conversamos sobre isto!

Quer ofertar cursos técnicos no modelo híbrido?

Para ofertar cursos técnicos na modalidade de EAD com o modelo híbrido, ou seja, oferecendo parte da carga horária a distância e outra parte presencial, não há necessidade de sua IES estar credenciada para EAD. Você pode fazer uso do disposto na PORTARIA Nº 2.117, DE 6 DE DEZEMBRO DE 2019, que permite a oferta de até 40% da carga horária de um curso de graduação na modalidade de EAD. Neste caso, isto também vale para os cursos técnicos equivalentes às respectivas graduações. Para isto, você deve fazer algumas escolhas:

  • Oferte todas as disciplinas na modalidade EAD, porém, exigindo presencialidade de seus alunos três dias por semana, o que equivale a 60% de carga horária presencial e 40% a distância.
  • Contrate e capacite, com a TeleSapiens, seus tutores presenciais para viabilizar as atividades práticas laboratoriais e avaliativas dentro da carga horária de 60% presencial. As 40% restantes poderão ser oferecidas 100% a distância por meio do SiEMT – Sistema de Ensino Médio-Técnico.

Agende agora mesmo uma videoconferência para conversamos sobre isto!

Por que sua IES precisa do SiEMT?

O SiEMT – Sistema de Ensino Médio-Técnico da TeleSapiens viabiliza a implantação de cursos técnicos e profissionalizantes em sua IES, superando várias dificuldades e agregando valor com vários benefícios, entre eles:

Ofereça mais de 30 opções de cursos técnicos, sem limite mínimo de matrículas:

  • Seus alunos poderão ingressar em qualquer mês do ano, garantindo o fluxo de captação permanente ao longo do ano, sem qualquer limitação de quantidade de matrículas para formação de turmas.

 

  • Adicione uma receita extra ao caixa de sua IES: Como os alunos de cursos técnicos podem ainda estar cursando o ensino médio, sua IES pode atingir uma fatia considerável dos mais de 8 milhões de estudantes em todo o Brasil.

 

  • Comece a desenvolver seus futuros alunos de graduação a partir da base da pirâmide: mais de 50% dos egressos de cursos técnicos preferem continuar estudando na mesma instituição de ensino superior que os formaram.

Agende agora mesmo uma videoconferência para conversamos sobre isto!

PARA COLÉGIOS

Você sabia que, de acordo com a LEI 13.415/2017 (nova BNCC do ensino médio), os colégios terão até 2021 para se adequarem ao novo ensino médio? Pela nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), deverão ser oferecidas de 200 a 1.600 horas adicionais em um dos seis itinerários formativos. Entre esses itinerários, um deles é o ensino técnico-profissionalizante.

A TeleSapiens pode ajudar o seu colégio a ofertar cursos técnicos a distância ou no modelo híbrido, por meio do SiEMT – Sistema de Ensino Médio-Técnico.

Por que seu colégio precisa do SiEMT?

O SiEMT – Sistema de Ensino Médio-Técnico da TeleSapiens viabiliza a implantação de cursos técnicos e profissionalizantes em seu estabelecimento de ensino, superando várias dificuldades, entre elas:

  • Desocupe suas salas de aulas no contraturno: pela nova BNCC do ensino médio, sua escola terá que oferecer aulas complementares para cumprir o fomento à educação em tempo integral, preconizada pela nova legislação. Mas essa mesma legislação também permite que a sua instituição oferte 20% (diurno) ou 30% (noturno) da carga horária de todo o ensino médio na modalidade de EAD. Assim sendo, o SiEMT dimensionou seus cursos para caberem dentro desta carga horária, o que libera seu espaço físico no contraturno para ser utilizado com novas turmas presenciais de seu ensino regular.

 

  • Ofereça mais de 20 opções de cursos técnicos, sem limite mínimo de matrículas: seus alunos poderão ingressar em qualquer mês do ano, garantindo o fluxo de captação permanente ao longo do ano, sem qualquer limitação de quantidade de matrículas para formação de turmas.

 

  • Credencie sua instituição para a oferta de cursos técnicos EAD: A legislação que regula a oferta da educação profissional de nível técnico no Brasil é estadualizada. Esta característica gera bastante dificuldade e morosidade no processo avaliativo. Com o SiEMT da TeleSapiens você conta com assessoria pedagógica especializada nessa legislação para ajudar o seu estabelecimento a se credenciar junto ao Conselho Estadual de Educação (CEE) ou Secretaria de Educação (SEE) de seu estado.

 

  • Atalhe a oferta de seus cursos independentemente do credenciamento: O processo de credenciamento de seu colégio como escola técnica pode levar de oito meses a dois anos, dependendo do estado da federação onde seu estabelecimento se localiza.

 

Pensando nisso, a TeleSapiens lhe oferece duas alternativas para acelerar a oferta da educação profissional em EAD:

 

  • Você pode ofertar disciplinas isoladas dos cursos técnicos como cursos de aperfeiçoamento profissional (80 horas de carga horária), ou ainda conjuntos dessas disciplinas como cursos de qualificação profissional (também conhecidos como FIC – Formação Inicial e Continuada). Para isto, seu estabelecimento de ensino não precisa de credenciamento ou autorização de cursos por parte do Conselho ou Secretaria Estadual de Educação (CEE/SEE). O SiEMT permite esta flexibilidade e ainda lhe oferece mais de 30 cursos de qualificação profissional para serem oferecidos a seus alunos dentro da carga horária exigida pela BNCC.

 

  • Você pode solicitar o credenciamento de seu colégio como polo de apoio presencial de um dos parceiros educacionais da TeleSapiens. O processo de credenciamento de polos presenciais de uma rede de ensino técnico pode ser bem mais rápido e simples. Dependendo do seu estado-sede, isto pode chegar a três meses.

 

Agende agora mesmo uma videoconferência para conversamos sobre isto!

PARA ESCOLAS TÉCNICAS

Se você é proprietário de uma escola técnica, a TeleSapiens pode representar um atalho para você ampliar a oferta de cursos técnicos de seu portfólio por meio da modalidade de EAD. Com o SiEMT – Sistema de Ensino Médio-Técnico, sua escola técnica passa a oferecer mais de 30 opções de cursos técnicos para o mercado, com videoaulas, e-books, slides, games, mapas conceituais, banco de questões, atividades e fóruns, tudo isto 100% a distância.

Por que sua escola técnica precisa do SiEMT?

O SiEMT – Sistema de Ensino Médio-Técnico da TeleSapiens, viabiliza a implantação de cursos técnicos e profissionalizantes em seu estabelecimento de ensino, com assessoria pedagógica e oferta sincronizada em todo o país. Com o SiEMT, sua escola técnica pode superar várias dificuldades e obter inúmeros benefícios, entre eles:

  • Ofereça mais de 30 opções de cursos técnicos, sem limite mínimo de matrículas:
  • Seus alunos poderão ingressar em qualquer mês do ano, garantindo o fluxo de captação permanente, sem qualquer limitação de quantidade de matrículas para formação de turmas.
  • Conte com nossa assessoria pedagógica para o seu credenciamento EAD:
  • Se a sua escola técnica ainda não é credenciada na modalidade EAD, ou os cursos disponibilizados pelo SiEMT ainda não estão autorizados pelo CEE/SEE para a sua instituição, você conta com assessores pedagógicos especializados no credenciamento e autorização de cursos técnicos, fornecendo documentos personalizados como regimento, planos de curso (PPC) e plano político-pedagógico (PPP), além de orientação quanto à legislação educacional de seu estado.
  • Atalhe a oferta de seus cursos independentemente do credenciamento:
  • O processo de credenciamento de sua escola técnica na modalidade de EAD pode levar de oito meses a dois anos, dependendo do estado da federação onde seu estabelecimento se localiza. Pensando nisso, a TeleSapiens lhe oferece duas alternativas para acelerar a oferta da educação profissional em EAD:
  • Você pode ofertar disciplinas isoladas dos cursos técnicos como cursos de aperfeiçoamento profissional (80 horas de carga horária), ou ainda conjuntos dessas disciplinas como cursos de qualificação profissional (também conhecidos como FIC – Formação Inicial e Continuada). Para isto, seu estabelecimento de ensino não precisa de credenciamento ou autorização de cursos por parte do Conselho ou Secretaria Estadual de Educação (CEE/SEE). O SiEMT permite esta flexibilidade e ainda lhe oferece mais de 30 opções de cursos de qualificação profissional prontos para serem oferecidos aos seus alunos e ao mercado.
  • Você pode solicitar o credenciamento de sua escola técnica como polo de apoio presencial de um dos parceiros educacionais da TeleSapiens. O processo de credenciamento de polos presenciais de uma rede de ensino técnico pode ser bem mais rápido e simples, dependendo do seu estado-sede, podendo chegar a três meses.
  • Não quer ou não pode oferecer cursos técnicos 100% a distância?
  • Você pode oferecer disciplinas isoladas do portfólio da TeleSapiens para preencher a lacuna dos 20% de carga horária a distância permitida pela legislação educacional em vigor. Isto representa uma significativa economia com a folha de pagamento docente.
  • Para os cursos técnicos que exigem práticas laboratoriais, você pode oferecer atividades práticas sincronizadas com o SiEMT. Nossa assessoria pedagógica capacita seus tutores presenciais para a aplicação dessas práticas.

Agende agora mesmo uma videoconferência para conversamos sobre isto!

SIENS – SISTEMA DE ENSINO SUPERIOR

Estamos preparando o primeiro sistema de ensino superior do Brasil. Uma proposta de educação disruptiva e inovadora para a sua IES decolar neste mercado de 8 milhões de pessoas em todo o Brasil, e que não para de crescer.

Agende agora mesmo uma videoconferência para conversamos sobre isto!