TeleSapiens

TeleSapiens

TeleSapiens

TeleSapiens

TeleSapiens
O papel do professor na EAD - Telesapiens
abr 27
o papel do professor na ead

O papel do professor na EAD

O papel do professor na EAD pode até ser um pouco diferente do professor tradicional, mas nem por isso se mostra menos importante para o aprendizado do aluno. Engana-se quem pensa que o estudante de EAD fica sozinho o tempo em um curso online. Assim como nos cursos presenciais, o professor da modalidade a distância é responsável por criar uma interação entre os estudantes, motivando e orientando atividades, e assim, contribuindo para a eficácia do aprendizado.

No ambiente virtual, o professor desempenha o papel de tutor, elaborando atividades, respondendo dúvidas, comentários e interagindo com a turma por meio de fóruns e chats. O papel pedagógico nesse cenário é o de incentivar discussões e fazer com que os alunos se sintam em uma turma, mesmo estudando a distância.

O feedback das atividades e avaliações é essencial para manter a comunicação com os alunos e promover a troca de conhecimento. Nessa situação, o papel do professor na EAD se aproxima muito do professor presencial.

 

A importância do professor na EAD

É verdade que, em um curso online, o aluno precisa ter disciplina para criar uma rotina de estudos que depende somente dele. Afinal, o professor não está ali presencialmente vendo se ele está prestando atenção nas aulas ou realizando os exercícios corretamente. Mas o aluno de EAD é tão supervisionado quando o aluno de cursos presenciais. A diferença é o método utilizado pelo professor para cobrar exercícios, presença e avaliações.

Com a crescente busca por cursos na modalidade a distância, cresceu também a exigência pelo nível técnico dos professores. Por isso, é fundamental que o professor participe ativamente das atividades que propõem, apresente um plano de aula estruturado e deixe claro todos os métodos de avaliações para os alunos.

O atendimento individualizado também é um diferencial que o professor de EAD deve apresentar. Ao contrário das aulas presenciais, nas quais o professor muitas vezes não consegue atender a todos os alunos, no ambiente virtual essa comunicação ocorre em diversos canais: chats, fóruns, e-mails e mensagens. Assim, o professor consegue se comunicar individualmente com o aluno, sanando dúvidas específicas e criando um elo de colaboração.

Independente do cenário em que o professor se encontra, virtual ou presencial, seu papel sempre será o de promover conhecimento e interação entre os alunos.

Sobre o Autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.