TeleSapiens

TeleSapiens

TeleSapiens

TeleSapiens

TeleSapiens
Sistema SIEMT: cursos técnicos para ensino médio - Telesapiens
Blog
abr 27
cursos técnicos para ensino médio

Sistema SIEMT: cursos técnicos para ensino médio

A nova Base Nacional Comum Curricular para o Ensino Médio foi aprovada pelo MEC em meados de 2018, mas as escolas ainda têm até 2021 para se adaptar às mudanças. No ano que vem, as escolas de ensino médio deverão ofertar pelo menos cinco itinerários formativos, incluindo um eixo totalmente dedicado à educação profissional (cursos técnicos para ensino médio), além do aprofundamento nos quatro outros eixos: linguagens e códigos e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; e ciências humanas e suas tecnologias.

O objetivo do Novo Ensino Médio é proporcionar aos estudantes de menor poder aquisitivo a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho logo após a conclusão dos estudos. Durante os três anos de estudo, o aluno poderá escolher um curso técnico, além das matérias obrigatórias na grade escolar. No caso de escolas públicas, a oferta deve ser de no mínimo três e no máximo cinco opções de cursos profissionalizantes.

Uma solução para diminuir custos na implementação de novos cursos técnicos para ensino médio é a modalidade a distância. Atualmente a legislação permite que seja oferecida até 30% da carga horária do ensino médio a distância (20% no período diurno ou 30% no noturno). Na prática, os estabelecimentos de ensino poderão ofertar todo o itinerário de um curso técnico para ensino médio 100% a distância, desde que os outros itinerários sejam oferecidos presencialmente.

Por exemplo, se um estabelecimento de ensino deseja ofertar os cinco itinerários formativos como alternativas para seus alunos, ele poderá oferecer quatro deles presencialmente e um inteiramente a distância.

Pensando nisso, a TeleSapiens desenvolveu o SIEMT: um sistema de ensino que ajuda a sua escola a oferecer cursos técnicos para ensino médio a distância e com vários serviços agregados.

 

Por que seu colégio precisa do SIEMT?

São mais de 20 opções de cursos técnicos, sem limite mínimo de matrículas. Assim, seus alunos poderão ingressar em qualquer mês do ano, garantindo o fluxo de captação permanente sem qualquer limitação para formação de turmas.

O processo de credenciamento de seu colégio como escola técnica pode levar de 8 meses a 2 anos, dependendo do estado da federação onde seu estabelecimento se localiza. A TeleSapiens oferece duas alternativas para acelerar a oferta de cursos técnicos para ensino médio a distância:

 

  • Você pode ofertar disciplinas isoladas dos cursos técnicos como cursos de aperfeiçoamento profissional (80 horas de carga horária), ou ainda conjuntos dessas disciplinas como cursos de qualificação profissional (também conhecidos como FIC – Formação Inicial e Continuada). Para isto, seu estabelecimento de ensino não precisa de credenciamento ou autorização de cursos por parte do Conselho ou Secretaria Estadual de Educação (CEE/SEE).

 

  • Você pode solicitar credenciamento de seu colégio como polo de apoio presencial de um dos parceiros educacionais do SIEMT. O processo de credenciamento de polos presenciais de uma rede de ensino técnico pode ser bem mais rápido e simples, dependendo do seu estado-sede, podendo chegar a três meses.

 

Converse com um de nossos consultores e garanta a oferta de cursos técnicos para seus alunos de ensino médio. Lembre-se: você só tem até 2021 para se adaptar às mudanças! 

 

Sobre o Autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.